Sessões virtuais

Publicado em 19/05/2020 às 13:06 - Atualizado em 19/05/2020 às 13:06

Sessões virtuais

A Câmara de Vereadores de Nova Erechim, está realizando suas sessões de forma virtual. Onde os Vereadores diretamente de suas casas via sistema on-line debatem as proposições que estão em análise.

Acompanhe o trabalho do Legislativo Municipal pela página no Facebook:

Câmara Nova Erechim - SC

Os vereadores aprovaram em sessão realizada no mês de maio projeto de resolução da Mesa da Câmara que autoriza e regulamenta a realização de sessões legislativas virtuais durante o estado emergencial de saúde pública estabelecido em razão da pandemia do Covid-19.  Os legisladores vão manter os encontros a distância, por meio de dispositivos de videoconferência.

O presidente Luiz Carlos destacou que o objetivo da medida é conciliar a realização regular das sessões com o necessário distanciamento social preconizado pelos órgãos de saúde. “Estamos seguindo a orientação do Ministério da Saúde e o exemplo dado pelo Congresso Nacional e pelos Tribunais Superiores, que há dias regulamentaram a realização de suas sessões virtuais com o propósito de reduzir a possibilidade de contágio e de salvaguardar a saúde de seus membros e a de seus servidores”.

Luiz Carlos ressaltou também que a resolução garante a “imprescindível publicidade das sessões legislativas ao determinar que a transmissão das sessões deve ser simultânea nos canais de mídia institucionais”. Para isso -- afirma o presidente -- as sessões serão transmitidas pelas mídias sociais Facebook e posteriormente disponibilizados no Youtube, e, os vídeos de sua gravação mantidos na rede para eventual acesso posterior.

Normas

A resolução estabelece que “entende-se por virtual toda sessão, ordinária ou extraordinária, realizada por solução tecnológica que dispense a reunião presencial dos vereadores no recinto do plenário da Câmara Municipal de Nova Erechim”.

A resolução assegura também a atuação e manifestação plena de todos os vereadores durante a sessão virtual ao estabelecer que é preciso possibilitar a eles a concessão da palavra. Cada vereador, de acordo com a norma, terá a seu dispor minutos para o uso da palavra livre.